sábado, 7 de maio de 2016

Tema 1: Sociedade em Rede e os Processos de Comunicação Multimédia

Manuel Castells define a sociedade em rede como uma “sociabilidade assente numa dimensão virtual, possível e impulsionada pelas novas tecnologias, que transcende o tempo e o espaço” (Castells, 2002). Desta forma, uma sociedade aberta e em rede existe quando há troca de informação e conhecimento, sem que a distância e/ou o tempo seja um impedimento, tornando o mundo mais colaborativo e interconectado.


Desde que surgiu a Internet, na década de 80 do século passado, a evolução tecnológica permitiu que a sociedade estivesse cada vez mais ligada, ou seja, em rede. Esta possibilidade, como já atrás se referiu, proporcionou a queda de barreiras geográficas, temporais e até sociais. No que à educação diz respeito, esta sociedade em rede permite criar uma educação aberta onde os alunos têm um papel ativo na construção do seu conhecimento e na autorregulação do mesmo, definindo os conteúdos da sua aprendizagem sem que exista imposição por parte de quem ensina ou regulamenta a aprendizagem. Nesta perspetiva, a educação aberta caracteriza-se por ser flexível, acessível e inclusiva visto que o aluno é quem decido o que aprender e quando deve aprender. Esta noção de educação aberta diverge do atual modelo educativo, considerado como educação fechada, pois é regulado pelo estado através de um currículo próprio, programas e metas curriculares.

De entre as várias vantagens da sociedade em rede, destaca-se a aprendizagem flexível em termos de tempo e espaço; o processo de ensino-aprendizagem pode acontecer em simultâneo ou não; o trabalho pode ser individual ou colaborativo; a informação é veiculada instantaneamente; e o ensino pode ter custos menos avultados. Por outro lado, podemos referir como desvantagens o facto de a informação veiculada nem sempre ser fidedigna; a informação transmitida carece, frequentemente, de atualização; a perda de contacto pessoal/social entre os indivíduos que permanecem mais tempo em rede. 

  • Castells, M. (2002). A Sociedade em Rede. A Era da Informação: Economia, Sociedade e Cultura - Volume I. Fundação Calouste Gulbenkian.

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